Dando continuidade à sua longa colaboração com a marca Prada, o AMO, braço do OMA dedicado à pesquisa e design, criou uma cenografia cinematográfica para o desfile da coleção masculina outono-inverno 2022 da marca italiana. Um carpete amarelo envolve o salão do Deposito na Fondazione Prada, criando um cenário teatral com poltronas verde-oliva e iluminação de palco. Em paralelo, túneis revestidos de metal banhados por luzes de neon que parecem ter saído da ficção científica enfatizam “a estranha relação entre as atmosferas teatral e tecnológica”.
Descrito pela Prada como “uma representação de uma realidade elevada”, o projeto do AMO traz a atmosfera do teatro e do cinema ao desfile. Os convidados entram por um túnel de concreto aparente, ecoando a materialidade bruta do Deposito, em contraste com a cenografia suave e escura do espaço de performance. Os modelos entram na espaçosa sala através de túneis inspirados em ficção científica que fazem lembrar o desenho de uma nave espacial. As cadeiras são organizadas ao longo de uma grade ortogonal, deixando um espaço para a passarela em ziguezague onde os holofotes do teatro seguem os modelos. Para enfatizar ainda mais essa linha tênue entre ficção e realidade, atores de Hollywood foram chamados para desfilar com as roupas.
A colaboração de longa data entre OMA/AMO e Prada, iniciada em 2004, tem sido um terreno fértil para experimentação arquitetônica, gerando projetos impactantes como o Prada Transformer em 2009, diversos desfiles de moda e a própria sede da Fondazione Prada.
Projeto: Prada FW22 Menswear Show
Responsável: Rem Koolhaas
Equipe: Giulio Margheri, Alex Tintea, Theodora Gelali, Eugene Kim, Luisa Carvalho Punchirolli